domingo, 17 de novembro de 2013

O atual Colégio Estadual Padre Werner situado na Rua Frederico Michaelsen 465, no  centro de  Nova Petrópolis iniciou no século passado pelo ano de 1870, com o nome de “Gemeindeschule” , Escola da Comunidade, sendo seu primeiro professor Frederico Michaelsen que veio da cidade de Hamburg na Alemanha. No inicio a escola era pequena com uma sala uni docente em construção enxaimel que também servia de igreja. No ano de 1900, atendia como escola Isolada pelo professor Frederico Michaelsen sendo este substituído pelo professor Augusto Dunker em 1910. Em 1919 foi nomeada a primeira professora do município Sra. Elisabeth Seibt para atender esta escola.
Em 1940 deu origem ao Grupo Escolar de Nova Petrópolis, Decreto de criação n° 32 de 05/03/1940, D.O. 06/03/1940, pertencendo naquela época até dezembro de 1958 a 2° delegacia Regional de Educação, com sede na cidade de São Leopoldo, Nova Petrópolis era distrito de São Sebastião do Caí.

                 Passou a ter denominação de Padre Werner em 25/01/1947 pelo decreto n° 2253, de São Sebastião do Caí em homenagem a José Werner Francisco Pio Maria, o Padre Werner.
A 2° localização deu-se em 1949 funcionando até 1969 no prédio de propriedade do Sr. Albano Diesel até 1957, em que posteriormente este prédio foi adquirido pela prefeitura de São Sebastião do Caí e doado ao estado em 1958.  Em 1959 este prédio foi demolido para construção do 2° pavilhão do atual prédio. 
Em 07/03/1961 foi oficialmente inaugurado o prédio da Rua Frederico Michaelsen. 
Em 1967 com 293 alunos matriculados foi solicitado a ampliação de 4 salas, vindo a ser inaugurada em 1970 (com a presença de autoridades militares).
 

             Em 1973 iniciou a 6° série, em 1978 a 7° série e a partir de 1979 a 8° série.
Em 1979 passou a se chamar Escola Estadual de 1° Grau Padre Werner. Em 1980 graças a colaboração da comunidade escolar foi inaugurada a sala de aula do jardim.  Em março de 1981 iniciou o funcionamento da 6°, 7° e 8° série no turno da noite e em 1984 iniciou a classe especial.
Em 1989 passou a ter o ensino médio denominada então Escola Estadual de 1° e 2° Graus Padre Werner. Em 1997 a escola inaugurou o refeitório dos alunos, vestiários masculino e feminino do pavilhão de esportes, salas de aula, salas de educação física, sanitário masculino e feminino, cozinha e bar.  Em 2000 por meio de voto popular passou a se chamar Colégio Estadual Padre Werner.
Atualmente a escola pertence a 4° Coordenadoria Regional de Educação com sua sede em Caxias do Sul.
Até o presente ano de 2013 a escola passou por muitas transformações físicas, teve sua 25° diretoria, conta atualmente com cerca de 60 professores, além de monitores, secretárias e orientadores para atender 30 turmas com alunos do 1° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio e turmas de EJA. 

*As imagens e informações foram obtidas no arquivo histórico da escola, porém há lacunas em algumas épocas, foi possível observar nas imagens que sempre havia alguma autoridade militar presente nas cerimonias. 

15 comentários:

  1. Como é bom conhecer o passado da nossa escola.....

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    1. Infelizmente muitas vezes não é assim. Ao pesquisar para esta postagem, acabei me encontrando em algumas das fotos nos registros da escola. Somos nós fazendo a história, da escola, dos alunos e da comunidade. Responsabilidade.

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  2. A história de uma escola sempre é interessante, pois apresenta personagens que tudo fizeram para que os alunos alcançasse o conhecimento, mesmo ministrando aulas em ambientes físicos nem sempre confortáveis, o que dificultava didaticamente o aprendizado. O Colégio Estadual Padre Werner não é diferente, professores empenharam seus esforços para que está escola se tornasse no que é hoje e entender que corajosos depois de tantos anos ainda estão na luta por um educação de qualidade.
    Parabéns as 25 diretorias que passaram por este colégio e cada uma contribuindo com uma parcela para que possamos nos orgulhar.

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  3. Acredito que a presença militar nas fotografias se deve ao fato de uma certa repreensão da língua e cultura germânica advinda da Alemanha, no início da criação da escola.
    Durante a entrevista, chegaram a questionar sobre o ensinamento da linguagem na escola?

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    1. Uma ex aluna da escola relatou em recente visita que em 1947 quando ela ingressou na vida escolar não era permitido falar a língua alemã, os professores em sua maioria vinham de outras cidades como São Gabriel. Esses professores então só falavam português, ela conta que eram boas pessoas mas que os alunos em si tinham muita dificuldade em aprender devido a maioria não saber o português. Ela conta também que só aprendeu a se comunicar verbalmente (em português) depois de mais ou menos dois anos na escola. As pessoas se escondiam ou se calavam quando autoridades estavam presentes, o civismo era levado a sério e em alguns eventos ate o governador participava. Todos tinham muito respeito pelos educadores, aos sábados de manha havia aulas de bordado,artesanato, desenho, canto, declamação... ela conta que cantavam todos os dias antes da aula e que sabiam todos os hinos. Lembra que em sua época escolar haviam muitos alunos em cada sala, mas que já separava-se as turmas por anos.
      Depois essa ex aluna fez o curso normal e uma especialização em alfabetização(2 anos). Mais tarde lecionou Alemão, Matemática e Religião para o ensino fundamental, recebeu do estado uma bolsa de estudos em Munique na Alemanha. Os professores se candidatavam para a vaga existente e então a diretoria os indicava para as autoridades.

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    2. Muito enriquecedor seu comentário!

      Naquela época e até a década de 80, muitos filhos de imigrantes Alemães apenas falavam a língua alemã e começavam a ter contato com a língua portuguesa na escola. Desta forma, havia uma certa repreensão destas crianças em relação a escola, pois lá era 'feio'(e proibido) falar sua língua materna. Além disso, conforme citado, a presença das autoridades causava um certo medo nas crianças.

      Conforme o momento histórico em que trazes o relato, porque a necessidade de falar português nesta época se os imigrantes alemães estabeleceram-se na região de Picada Café por volta de 1854?

      Eu convido os demais integrantes do grupo como, também, os colegas a participarem dessa discussão.

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    3. Não só na região de Picada Café mas em todo o estado os imigrantes Alemães já vinham se estabelecendo a muitos anos, mas durante o governo Vargas foi implantado o programa de nacionalização e com ele veio a proibição da língua alemã e seus ensinamentos. A pressão nacionalista e o medo de avanço do nazismo sobre as regiões de colonização fizeram com que o governo deflagrasse medidas de repressão contra os valores e a língua. Algumas pessoas relatam que não era apenas proibido falar alemão mas também severamente punido se flagrado... Um documentário criado na região de Santa Maria do Herval fala sobre essa época, chama-se "Walachai" e nele constam depoimentos importantes de figuras da época.

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  4. Na escola não souberam nos informar dados como estes, porém conseguimos encontrar uma senhora ex aluna que irá nos atender nesta semana para falar sobre fatos como este.... posteriormente iremos comentar o assunto.

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  5. Quando olhamos para uma escola hoje, percebemos que a grande maioria delas possui boa estrutura física, e recursos humanos. Mas dificilmente paramos para pensar, o quanto de desafios e lutas as diretorias antigas tiveram para alcançar os objetivos de melhorar as estruturas das escolas, e com isso melhorar também a qualidade da educação.

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  6. Com base no estudo histórico realizado, quais foram as maiores conquistas em relação aos recursos humanos para que chegasse a estrutura que apresenta nos dias de hoje?

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  7. Eu já trabalhei numa escola com quatro séries juntas numa sala de aula, que ao mesmo tempo servia de cozinha também, sozinho fazendo o papel de tudo. Um dia chegou uma pessoa influente da comunidade e me perguntou : "- O que falta nesta escola? " Eu olhei para a pessoa e disse: "Falta tudo, o mais importante, o que passa sobre o telhado, a rede elétrica." A escola não tinha luz. A luz veio. Não pelo poder público mas por conta desta pessoa.Quero com isto dizer que já houve épocas muito piores, as pessoa se viravam como podiam.Hoje as crianças não caminham mais para a escola, não precisam mais levar merenda. As escolas dão conta de muita coisa.

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    1. Que legal sua história. As dificuldades enfrentadas era muito maiores e isso não era motivo de reclamações.

      E o que os demais colegas tenham a contar sobre o questionamento?

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  8. Hoje com certeza as coisas mudaram, em relação a estrutura das escolas e até mesmo na formação de seus professores, hoje temos colégios entre 200 alunos até mais de 1000 alunos isso também prejudica a administração da escola e sala de aula.

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  9. Desde que trabalho na área de educação, vejo que as evoluções tanto da parte de estrutura cm de recursos humanos vem sendo mais apoiado e consequentemente mais desenvolvido pelo poder público. Há quase cinco anos venho acompanhando estas mudanças e felizmente os governantes deste país estão pensando mais em educação.., mas, ressalto, que ainda temos muuito o que melhorar.

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  10. Os governantes tem sim muito o que melhorar, mas graças aos avanços tecnológicos até mesmo nós tivemos acesso ao aperfeiçoamento através de uma faculdade, sendo de graça.

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